Preenchimento com Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico é uma molécula presente, naturalmente, em nosso organismo, com a função de manter a saúde das articulações e tecidos. Porém, essa reserva diminui com o envelhecimento, o que favorece o surgimento de rugas e linhas de expressão, além de reduzir o volume dos lábios e maçãs do rosto.

Algumas pessoas confundem o preenchimento das linhas de expressão com aplicação de Botox, o que não procede, já que o efeito do Botox é de paralisar o músculo, enquanto o ácido hialurônico tem a função de preencher as marcas existentes.

Marcas de Expressão

As primeiras marcas de expressão costumam aparecer entre 30 e 40 anos de idade, principalmente na região do rosto, em que os movimentos de rir, chorar, falar e mastigar são executados de forma repetitiva, criando pequenas dobras na pele.

As linhas costumam ficar mais evidentes em pessoas magras ou que perderam muito peso, ou ainda, quando é uma característica genética.

Preenchimento com Ácido Hialurônico

Além de preencher os espaços entre as células, dando volume à região aprofundada, o ácido hialurônico atrai moléculas de água e libera colágeno durante sua metabolização, mantendo a pele hidratada e firme.

Por se tratar de uma substância natural do organismo, a injeção de ácido hialurônico é biocompatível, ou seja, os riscos de rejeição são baixíssimos. Com o tempo e a metabolização, essas moléculas são absorvidas pelo corpo e os efeitos regridem, sendo necessária uma nova aplicação a cada ano, em média.

Aplicações mais Comuns

• Lábios
O preenchimento dos lábios com ácido hialurônico confere aparência mais jovem e sensual, pois dá volume, define o contorno e suaviza as rugas. Pode ser adotado por quem sempre teve lábios finos ou para quem deseja recuperar o volume perdido com o envelhecimento.
O tratamento consiste em aplicações em pontos estratégicos: diretamente nos lábios, debaixo das rugas; no contorno da boca; nos risquinhos que se formam entre a nariz e o lábio superior (código de barras); e nas linhas laterais, que se formam entre os lábios e o queixo, chamada de “linha da marionete”.

• Bigode chinês
O sulco nasogeniano, popularmente conhecido como bigode chinês, é como são chamadas as linhas profundas que vão desde as laterais das narinas até os cantos da boca, e deixa a aparência mais envelhecida e triste. Muitas vezes, essas marcas podem ser percebidas mesmo em repouso.
Neste caso, as aplicações de ácido hialurônico são feitas desde o início dos sulcos, próximo às maçãs do rosto, até o final, em direção ao queixo.

• Outras aplicações
O preenchimento com ácido hialurônico também traz benefícios para outras regiões do rosto, como o contorno da mandíbula.

Cuidados Pré e Pós Aplicação

O procedimento é muito tranquilo, possibilitando que o paciente retome suas atividades imediatamente. Entretanto, são necessários alguns cuidados antes e depois das aplicações de ácido hialurônico:

Antes
Para que os resultados sejam satisfatórios e naturais, é importante que o paciente esteja bem descansado, para evitar que inchaços locais dificultem a visualização real dos sulcos.
A anestesia é local e, normalmente, feita através de pomada anestésica ou pequena injeção odontológica.

Após
Logo após o procedimento, é recomendado evitar a movimentação das áreas que receberam as aplicações e, também, a exposição ao sol. O surgimento de alguns edemas (roxos) é natural e costumam desaparecer em algumas semanas.

Invariavelmente, o paciente deve seguir as recomendações do profissional, que pode sugerir o uso de compressas de gelo ou pomadas específicas.