Aparelho Ortodôntico

Aparelho Ortodôntico

Problemas na arcada dentária podem incomodar muito. Dor de cabeça, enxaquecas, problemas de cáries e na mastigação, distúrbios no maxilar, bruxismo, até mesmo o ronco, entre outros podem ser acarretados ou relacionados a uma dentição torta ou uma mordida errada. Por isso, procurar um dentista para fazer a avaliação correta do posicionamento dos seus dentes pode ser a única solução.

O que é um aparelho ortodôntico

Também chamado de aparelho dentário, é utilizado por dentistas, ortodontistas, em seus pacientes para fazer o alinhamento dos dentes. Serve para corrigir os dentes esteticamente ou funcionalmente. Dentes tortos ou a posição incorreta dos ossos dos maxilares podem causar problemas de disfunção da ATM (Articulação Temporomandibular), dores de cabeça, estresse nos músculos da mastigação e atingir o pescoço e os ombros causando dor e tensão. Além disso, podem causar bruxismo (ranger dos dentes a noite ou de dia) e impactar no ronco, já que em algumas pessoas prejudica o fechamento da boca.

Por que usar aparelho ortodôntico?

Solte e play e veja quais são os principais motivos para iniciar o tratamento ortodôntico:

Que elementos compõem o aparelho ortodôntico?

Bráquetes: são os quadradinhos metálicos colados em cada dente. São fixados com um tipo de resina específica e só podem ser colocados ou retirados por um ortodontista.

Arco: são os fios metálicos que unem os bráquetes e são responsáveis pela movimentação dos dentes.

Bandas: são anéis que envolvem os dentes, geralmente os molares, tanto da arcada superior, quanto da inferior.

Tubo: semelhante ao bráquete, pode ser cimentado diretamente nos dentes molares ou soldados nas bandas, e é onde o arco fica preso.

Aparelho ortodôntico corrige problemas de mordida?

Sim. A função do aparelho ortodôntico é movimentar a arcada dentária e óssea, promovendo o alinhamento e o encaixe correto dos dentes.

A mordida correta consiste no encaixe perfeito entre a arcada superior e a inferior, apresentando o máximo de contato entre os dentes. Quando diferente disso, temos possivelmente um problema de mordida, que pode ser:

 

Mordida aberta

Quando há um grande espaço entre a arcada inferior e a superior, causando um efeito de arco central. Esse problema, normalmente, é causado pelo uso prolongado de chupetas, mamadeiras, pelo hábito de chupar o dedo ou posicionar a língua entre os dentes.

 

Mordida profunda (sobremordida)

Ao contrário da mordida aberta, a mordida profunda se caracteriza pelo fechamento excessivo entre as arcadas, fazendo com que os dentes toquem a gengiva ou o céu da boca, quando encaixados.

 

Mordida cruzada

A mordida cruzada ocorre quando há desalinhamento no encaixe dos dentes. Quando esse desalinhamento ocorre para os lados ou quando há proeminência excessiva de uma das arcadas, há a mordida cruzada.

 

Apinhamento (acavalamento)

Os dentes ficam apinhados quando há pouco espaço dentro da boca, então eles crescem sobre os outros, os chamados “dentes acavalados”.

 

Diastema

É o contrário do apinhamento, ou seja, quando os dentes são muito separados. Normalmente, o termo é utilizado para o espaço entre os dentes superiores frontais (incisivos).

Como funciona um aparelho ortodôntico

Os aparelhos dentários ou ortodônticos são compostos por fios e braquetes, eles podem ser fixos ou removíveis e podem ser colocados em qualquer idade. Os aparelhos fixos são mais indicados para problemas mais complexos, eles utilizam a força mecânica para mover lentamente e gradualmente os dentes. Após o posicionamento correto dos dentes, que pode levar alguns anos, é necessário utilizar um aparelho de contenção dos dentes. Isso é necessário para que os tecidos osséos e da gengiva se acomodem na nova posição.

Onde posso colocar um aparelho ortodôntico

O Aparelho Ortodôntico pode ser colocado em qualquer clínica Dente Belo onde você encontra serviços de qualidade com preços acessíveis. Por isso, com o objetivo de viabilizar todos os serviços odontológicos para a população em geral, a Clínica Dente Belo conta com 10 unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul, onde seus dentistas já atenderam mais de 250.000 pessoas.

Serviços oferecidos pela Clínica Dente Belo

Entre os serviços oferecidos estão a colocação de aparelhos ortodônticos, implantes, dentaduras, extrações, clareamento, limpeza, odontopediatria, pivot, ponte móvel, restaurações e obturações, tratamento de canal e periodontia. Pelo site Dente Belo, é possível consultar os produtos e serviços oferecidos nas clínicas, além dos telefones e da localização de cada uma. No endereço eletrônico, ainda são oferecidas dicas de saúde e de prevenção a doenças relacionadas aos dentes e ao câncer de boca.