O que é um Pivot?

O que é um Pivot?

É comum encontrar pessoas que perderam um dente, na maioria das vezes é o dente da frente. Esse problema pode ocorrer por vários motivos, como tratamento de canal que enfraquece o dente e com o tempo pode quebrar, acidente, entre outros. Para não ficar com falta de dentes e melhorar esteticamente as pessoas buscam por dentistas para colocar um pivô.

Como o pivô é colocado?

Para poder colocar um pivô é preciso que o paciente tenha a raiz do dente que é tratada e preservada para a colocação do pino e a coroa do dente na raiz natural. Dessa forma o dente fica bem preso e não corre o risco de cair, mas é preciso cuidar para que a raiz não comece a afrouxar e o dente cair.

Diferença entre pivô e implante

Como já foi dito acima o pivô é colocado na raiz do dente natural e o implante é fixado diretamente no osso da gengiva, nesse caso o dente não existe mais. O implante consiste em um procedimento cirúrgico e necessita de um especialista em implantodontia ou um cirurgião bucomaxilofacial para fazer. No caso do pivô o dentista pode fazer no consultório sem precisar de um especialista.

O pivô pode ser substituído

O pivô conhecido como peça única saiu de cena para entrar a coroa+pino, peça com duas partes diferentes. A sequência inicial do tratamento é a mesma: tratamento de canal, preparo da porção interna da raiz do dente para apoio e moldagem. A diferença está na peça do laboratório, ela só corresponde à parte interna do dente, sem apresentar a capa estética: é o pino. Esse pino é cimentado, ou seja, colado na raiz do dente e depois o novo molde é feito para a confecção da coroa.

Hoje existem pinos metálicos e pinos estéticos, para atender as necessidades das pessoas. As coroas que substituem a parte visível do dente também apresentam variedade de material, elas vêm com ou sem metal. Apenas um profissional competente e atualizado pode indicar os melhores materiais e utilizar as técnicas odontológicas mais modernas para as reconstruções dentárias e fazer a troca dos pivôs antigos.

Onde procurar o melhor tratamento

Se você possui um Pivô e quer fazer a substituição ou quebrou um dente e quer fazer uma reconstrução, então você deve procurar a Clinica Dente Belo onde você vai encontrar os melhores profissionais do mercado e as melhores técnicas para proporcionar o sorriso que você deseja. Venha fazer uma consulta, marque seu horário pelo telefone (51) 3224-2755.

2 Comentários

  1. Julio disse:

    Tenho um pivô o dente da frente que está escurecido na gengiva ele está com a raíz, gostaria de trocar e tenho outros dois tbm na frente que tbm precisam ser trocados mas estes foram desgastados os dentes para colocar a jaqueta. Está esteticamente muito feio. Queria conhecer este novo procedimento sem metal. Pois o dente com o metal fica meio azulado. Queria que eles ficassem o mais natural possível.

    • Equipe Dente Belo disse:

      Olá Julio
      Agradecemos seu contato. Assim que possível nosso profissional responsável irá te retornar por e-mail, esclarecendo sua dúvida.
      Obrigado
      Clínica Dente Belo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *