Que alimentos fazem bem à saúde bucal?

Todo mundo fala sobre os alimentos prejudiciais aos dentes, mas você sabia que existem alimentos que ajudam a manter a saúde bucal em dia? [Continue lendo]

É verdade! Embora a principal maneira de limpar e proteger os dentes seja por meio da higiene bucal diária, há alguns alimentos que contêm vitaminas e minerais que produzem efeitos positivos nos dentes, além dos benefícios nutricionais para o organismo.

 

Conheça 9 alimentos que fazem bem à saúde bucal!

 

Derivados do leite

O leite é fonte de cálcio e fósforo, nutrientes que contribuem para a remineralização do esmalte dos dentes. Além disso, é capaz de neutralizar a acidez deixada pelos demais alimentos e bebidas.

 

Iogurte

O conjunto de proteínas, cálcio, fósforo e ácido lático presentes nos iogurtes fortalecem os dentes e evitam o surgimento de bactérias.

 

Queijos

São ótimos guardiões da saúde bucal. Além dos nutrientes comuns aos lácteos, possuem a caseína – proteína tão eficaz quanto o flúor, segundo pesquisadores. Ela auxilia na reparação do esmalte dos dentes.

Alguns queijos duros favorecem a produção salivar, eliminando os resíduos de alimentos. Também reduzem a acidez, o que evita a deterioração do esmalte.

 

 

Dica: Os queijos são ótimos acompanhamentos para o vinho, pois equilibram imediatamente a acidez da bebida sobre os dentes.

 

Salmão

Assim como a sardinha e o atum, o salmão contém a combinação perfeita de cálcio e vitamina D para manter os dentes claros e saudáveis.

Graças às gorduras poli-insaturadas que o compõem, o salmão previne doenças periodontais que, por consequência, causam muitos outros problemas ao organismo.

 

Fibrosos

Alimentos ricos em fibras são muito úteis para a limpeza dos dentes. Isso porque sua ação inicia a partir da primeira mordida.

 

Maçã e pera

O consumo de maçã e pera aumenta o fluxo salivar, o que é extremamente benéfico para a eliminação de resíduos alimentares e placas bacterianas que se formam nos sulcos gengivais – contorno da gengiva na base do dente.

Maçãs e peras contêm ácido málico, também presente nos morangos e ameixas, considerado um poderoso adstringente e antisséptico, que ajudam a deixar os dentes mais limpos e brancos.

 

Folhas verdes escuras

Alface, agrião, rúcula, espinafre e brócolis são alguns dos vegetais importantes para a saúde dos dentes.

São ricos em fibras, cálcio e fósforo, e também estimulam a produção de saliva.

 

Goma de mascar sem açúcar

As gomas de mascar estimulam a produção salivar e equilibram o PH da região bucal, reduzindo as chances de corrosão dos dentes.

Sempre que possível, opte pelas variedades adoçadas com xilitol – adoçante natural anticariogênico, ou seja, seguro contra as cáries.

 

Oleaginosas

As castanhas, nozes e amêndoas são alimentos ricos em fibras e óleos naturais, que formam uma película, dificultando a aderência de placas bacterianas e tártaro sobre os dentes.

Atenção! Por serem duras, o consumo de oleaginosas não é aconselhado para pessoas que usam aparelho ortodôntico. Além do risco de quebrarem o aparelho, podem deixar resíduos difíceis de remover com a escovação.

 

Água

Constituída de muitos minerais, a água é essencial para a limpeza dos dentes! Ela elimina os resíduos de alimentos e a acidez causada por alimentos muito doces ou ácidos. Ainda, aumenta o fluxo salivar.

 

 

As concessionárias de água realizam o abastecimento de água fluoretada à população, importante para a prevenção de cáries.

Entre os alimentos que fazem bem à saúde bucal, podemos incluir também frango, ovos e azeites, considerados alimentos cariostáticos, isto é, não contribuem para o desenvolvimento das cáries.

Mas atenção! Esses alimentos não podem substituir nenhuma etapa da higienização bucal: eles apenas agregam ao hábito diário de limpeza e aos tratamentos realizados no consultório odontológico, resultando em um sorriso ainda mais bonito e saudável.

Agende sua avaliação na DenteBelo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *