Qual a diferença entre fita e fio dental?

Ao visitar a seção de higiene bucal na farmácia ou no supermercado, é comum ficarmos em dúvida diante de tantas opções: escovas com cerdas especiais, enxaguantes com e sem álcool e muitos outros produtos. Mas e quanto à fita e ao fio dental: qual a diferença entre eles? [Continue lendo]

O uso do fio dental é uma das etapas essenciais no cuidado diário com a higiene bucal.

Juntamente com a escova, o creme dental e o enxaguante bucal, o fio dental complementa a limpeza e auxilia na remoção das placas bacterianas, especialmente nos lugares onde a escova não alcança.

 

 

E a fita dental, para que serve?

A fita dental tem exatamente a mesma função do fio dental: a de higienizar a região interdental e dos sulcos gengivais.

Assim como o fio, a fita dental também remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos em locais onde a escova não alcança.

 

Fio x Fita Dental

A diferença entre o fio e a fita dental é basicamente de tamanho e de formato. E, apesar de aparentar ser uma diferença apenas estética, altera a indicação para o uso de cada modelo.

O fio dental possui aparência mais estreita e cilíndrica, formada por vários filamentos. É indicado, por exemplo, para pessoas que possuem dentes mais juntos ou apinhados (sobrepostos).

 

A fita dental é mais achatada e larga, formada por um único filamento. Seu uso é recomendado para pessoas que possuem dentes mais separados e que acumulam maior quantidade de alimentos.

Os dois modelos são muito eficazes na limpeza dos sulcos gengivais e na remoção dos micro-organismos que causam as doenças dentais e periodontais.

 

Como utilizar o fio ou fita dental?

A utilização do fio ou fita dental deve ser diária e de forma semelhante:

  • Retire cerca de 40 cm de fio/fita dental e enrole as pontas nos dedos indicadores de cada mão, deixando uma quantidade maior na mão direita;
  • Encaixe um pedaço do fio/fita entre os dentes e deslize-o até a linha da gengiva (sulcos gengivais), fazendo movimento de cima para baixo e, depois, no outro lado;
  • A cada novo dente, puxe um pedaço limpo de fio/fita, transferindo as partes já usadas para a mão esquerda.

É um procedimento muito simples e que deve ser realizado em todos os dentes, de forma suave e sem aplicar pressão contra as gengivas.

Caso você tenha dúvida sobre como passar o fio/fita dental, peça orientação a um dentista DenteBelo.

 

Como escolher o modelo mais adequado?

O fio dental é mais utilizado por pessoas que têm os dentes juntos ou apinhados. Já a fita dental é geralmente usada por pessoas com dentes separados.

No entanto, cada pessoa possui uma característica diferente e é possível até que você se adapte com as duas opções.

Por isso, faça o teste e descubra qual o modelo mais adequado para sua arcada.

Seja o fio, seja a fita dental, o que não pode é deixar de usar!

 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *