Quais são os tipos de aparelho dentário?

Ao iniciar um tratamento ortodôntico, é comum que o paciente fique na dúvida sobre qual o melhor aparelho dentário para o seu caso.

A verdade é que, independente do modelo adotado, o sucesso do tratamento depende do acompanhamento frequente de um bom ortodontista e da colaboração do paciente. 

Entre os tipos de aparelho dentário, podemos citar os 3 mais comuns: aparelho fixo convencional, aparelho fixo estético e aparelho móvel. [Continue lendo] 

Aparelho fixo convencional

O modelo mais comum é indicado para tratamento do desalinhamento dos dentes, corrigindo a posição da arcada. Sua estrutura é de material metálico e as ligaduras ortodônticas* estão disponíveis em várias cores**, as quais podem ser escolhidas a cada consulta de manutenção.

Aparelho fixo estético

Geralmente, seu custo é maior do que o aparelho fixo convencional, porém tem a vantagem de ser bem discreto. Produzido em material transparente, o aparelho estético é quase imperceptível. Sua função é a mesma do modelo fixo, porém o cuidado com a limpeza deve ser redobrado, evitando alimentos pigmentados, por exemplo, devido à maior probabilidade de manchar ou ficar amarelado.

Aparelho móvel

Dos tipos de aparelho dentário, o aparelho móvel é o mais indicado para crianças, pois, em desenvolvimento pleno da arcada, ele mantém o alinhamento correto dos dentes, sem a necessidade de uma intervenção radical.

 

Também é utilizado como forma de contenção ao final de um tratamento com aparelho fixo. Ele auxilia na memorização do posicionamento da arcada e evita que os dentes voltem a desalinhar.

A manutenção do aparelho móvel parece ser mais simples, já que é possível tirá-lo para limpar. Em contrapartida, o paciente deve ter persistência para lembrar sempre de usar, visto que o esquecimento frequente pode comprometer todo o tratamento.

De qualquer forma, a avaliação do ortodontista é necessária, pois cada modelo corresponde a uma indicação de uso.

Na DenteBelo, dezenas de ortodontistas estão esperando por você. Lembre-se: a avaliação é gratuita!

Quer saber mais? Solta o play!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *