Quais devem ser os cuidados com a prótese dentária?

Assim como todos os procedimentos realizados pelo dentista, o tratamento não acaba quando os dentes perdidos são substituídos pela prótese.

Para manutenção da sua saúde bucal, é necessário que o paciente tome alguns cuidados com a prótese dentária. [Continue lendo]

Estas medidas prolongam sua vida útil e evitam outros problemas odontológicos.

 

Indicações para uso da prótese dentária

Qualquer pessoa que tenha perdido um ou mais dentes permanentes podem colocar prótese, desde que por indicação de profissional especialista.

São muitos os benefícios proporcionados pelo uso da prótese. No entanto, é importante frisar que o paciente deve estar totalmente saudável para que o tratamento não seja comprometido.

Não é recomendado o procedimento em pessoas com cáries ou algum tipo de inflamação nos tecidos e gengivas.

Nem em pacientes portadores de doenças sistêmicas, como diabetes e osteoporose. Estes devem receber avaliação especializada para serem elegíveis à prótese.

Para pacientes idosos, deve ser verificada a condição dos ossos da arcada. E, caso seja necessário, pode ser recomendado um enxerto ósseo.

 

Cuidados com a prótese dentária

Muitas pessoas acham que, após a colocação da prótese, podem diminuir os cuidados com a boca, pelo fato de os dentes serem artificiais.

O que esquecem, entretanto, é que todos os elementos que compõem a boca (gengiva, palato, língua, bochechas) também precisam de cuidado, fora as situações em que há dentes remanescentes.

 

Limpeza

Independente do tipo de prótese dentária escolhido, é importante ficar atento à higienização correta.

Para a escovação, deve-se utilizar escova de cerdas macias ou específica para prótese, já que as cerdas duras danificam o material.

Você limpa corretamente a sua #PróteseDentária? Utiliza a escova adequada para ela? Lembre-se: manter a higiene da dentadura é fundamental! ?

Posted by DenteBelo Clínicas Odontológicas on Wednesday, January 24, 2018

 

Também é importante dar atenção ao creme dental e ao enxaguante bucal, que não podem conter ingredientes corrosivos em sua composição.

Para os modelos fixos, o uso diário do fio dental também é recomendado.

 

Alimentos

O consumo de alimentos muito pigmentados deve ser restrito. Café, chá preto, refrigerantes ou sucos de cola ou fruta e molhos podem originar manchas nos dentes.

Nenhum tipo de clareamento é compatível com os materiais restauradores dos quais as próteses são feitas.

 

Risco de queda

A manutenção da prótese móvel é mais delicada, já que, por ter de tirá-la para realizar a limpeza, o paciente deve se precaver para evitar que ela caia.

Uma dica é apoiá-la sobre uma toalha dobrada enquanto realiza a escovação:

 

Umidade

A prótese dentária deve estar sempre úmida, submersa em solução específica ou água purificada. Outro conselho é nunca usar água quente, pois pode deformá-la.

 

Fixadores

Para prevenir que resíduos de alimentos se acumulem entre os dentes e a cavidade bucal, os fixadores são muito úteis na manutenção do modelo móvel. Também deixa a pessoa mais segura para falar ou comer sem medo que a prótese caia.

A durabilidade da prótese depende do paciente!

Se os cuidados com a prótese dentária são adotados, o sorriso continua bonito por mais tempo e o bolso agradece.

 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *