Por que usar aparelho ortodôntico?

O objetivo da utilização do aparelho ortodôntico é o alinhamento dos dentes. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o benefício estético não é a principal razão para aderir ao tratamento.

Dentes muito separados, muito juntos ou “acavalados” são os motivos mais comuns pela procura de aparelhos dentários. [Continue lendo]

O uso do aparelho ortodôntico melhora a autoestima e corrige problemas de saúde causados pela mordida errada ou desalinhamento dos dentes.

Dor de cabeça, disfunções da fala, dificuldade na respiração e na mastigação. Estes questões podem ser tratadas com a correção no posicionamento dentário.

 

Principais indicações para o aparelho ortodôntico

Dentes separados

Quando há um grande espaço entre os dentes, além da estética, a mordida também fica prejudicada. Em razão disso, pode ocorrer tensão nos músculos da face a até problemas gastrointestinais.

Como você sabe, para cada caso, um tipo de tratamento ortodôntico. Portanto, duas pessoas que aparentemente apresentam dentes afastados podem ser direcionados a tratamentos diferentes.

O vídeo abaixo apresenta um dos casos:

 

Dentes separados? É fácil uni-los!

Conhece alguém que tem dentes afastados? Com o aparelho ortodôntico correto, é fácil resolver! #VemPraDenteBelo #aparelho >> https://goo.gl/Nr2W3l

Posted by DenteBelo Clínicas Odontológicas on Thursday, May 4, 2017

 

Apinhamento

Mais conhecido como dente “acavalado”, é causado pelo pouco espaço da mandíbula e faz com que um ou mais dentes fiquem sobrepostos a outros.

Essa falta de espaço dificulta a limpeza e pode causar cáries e doenças na gengiva.

Assista a este caso drástico de apinhamento, corrigido por um aparelho dentário:

Aparelho ortodôntico: parece mágica!

O poder de um aparelho ortodôntico é inquestionável! Olha só este caso! #VemPraDenteBelo #aparelho >> https://goo.gl/PGPwbr

Posted by DenteBelo Clínicas Odontológicas on Friday, May 19, 2017

 

Mordida cruzada

Ao fechar os dentes, o ideal é que a arcada superior se posicione levemente sobre a arcada inferior.

Mordida cruzada é quando isso ocorre de maneira diferente: parte dos dentes de cima se encaixam por dentro dos dentes de baixo.

 

Mordida aberta

A mordida aberta caracteriza-se pelo afastamento entre os dentes superiores e inferiores.

É causada pelo hábito de chupar dedo, chupeta ou mamadeira, ou devido a interposição lingual.

 

Quando começar a usar

A primeira consulta odontológica deve ocorrer entre 8 e 12 anos de idade. Neste momento, a criança já pode receber avaliação ortodôntica.

Nessa idade, os dentes permanentes já devem ter nascido e o desenvolvimento dos ossos e músculos da face estão em pleno vapor. Assim, o tratamento com aparelho ortodôntico tende a apresentar uma resposta rápida.

E se o diagnóstico for tardio? Não tem problema!

Adolescentes e adultos também pode iniciar o tratamento ortodôntico. Como a musculatura da face já está desenvolvida, talvez seja necessário fazer a extração de um ou mais dentes para alinhar os demais.

Mas lembre-se: somente o profissional ortodontista pode indicar.

 

Borrachinhas coloridas

Algumas pessoas não gostam da ideia de usar aparelho ortodôntico devido à aparência metálica. Já outras o consideram como um acessório que as deixa mais charmosas.

As borrachinhas coloridas completam esse visual.

Estas ligaduras elásticas servem para prender o arco ortodôntico aos bráquetes e são uma ótima forma de embelezar o sorriso.

Clique aqui e saiba mais sobre as cores dos aparelhos dentários.

 

Lembre-se: não use aparelhos ou borrachinhas sem diagnóstico de um ortodontista. A pressão exercida por materiais errados pode causar lesões na gengiva e até mesmo a perda dos dentes.

Caso você tenha dúvida se precisa ou não de aparelho ortodôntico, agende já sua consulta na DenteBelo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *