Por que devo trocar a minha prótese?

Ao receber a indicação para uso de uma Prótese Dentária, a maioria dos pacientes desconhece a necessidade de trocá-la com o tempo – muitos deles sequer fazem a manutenção!

Saiba a cada quanto tempo é indicada a troca da prótese dentária e o que você pode fazer para que ela dure mais! [Continue lendo]

Por que a prótese deve ser trocada?

Com o passar do tempo, ocorrem algumas alterações fisiológicas ou comportamentais na boca que podem comprometer a funcionalidade da prótese dentária.

Conheça alguns sinais de que é hora de substituí-la:

  • Desgaste
  • Rachaduras/Fissuras
  • Quebra
  • Afrouxamento
  • Desalinhamento
  • Sangramento
  • Mudança na coloração
  • Infiltração por cárie
  • Dificuldade na mastigação ou fala 

 

Qual o prazo de validade da prótese dentária?

Teoricamente, a prótese dentária não tem validade, mas, para assegurar que continue cumprindo sua função, os profissionais sugerem substituí-la ao longo do tempo ou em caso de dano.

Em média, a prótese dentária deve ser trocada a cada 5 anos, mas este prazo pode variar bastante conforme os cuidados e hábitos do paciente.

Fatores determinantes para a duração da prótese dentária

#1 Material utilizado

As próteses geralmente são confeccionadas em porcelana ou resina, com ou sem estrutura metálica. A duração e resistência da porcelana tende a ser bastante superior à resina.

#2 Higienização

Independentemente do modelo, a limpeza da prótese dentária é essencial para a manutenção da sua vida útil. Escovação diária e uso do fio dental são obrigatórios, e a limpeza de alguns tipos de prótese ainda pode ser complementada com outros itens, como escovas interdentais, pastilhas efervescentes e enxaguante bucal.

#3 Conservação

Para evitar rachaduras e quebra, deve-se proteger a prótese dentária de acidentes e ressecamento. À noite, é importante que fique submersa em água filtrada fria, já que a exposição ao calor pode deformar o material.

#4 Manutenção profissional

A cada 6 meses, é necessário visitar o dentista para que ele avalie necessidade de ajuste ou limpeza profunda. Este passo é crucial para corrigir possíveis problemas em estágio inicial e impedir que eles causem danos futuros.

#5 Maus hábitos

Mastigar somente de um lado, ingerir alimentos muito duros, bruxismo e briquismo são alguns dos hábitos que podem desgastar a prótese dentária antes do tempo estimado.

Caso a prótese dentária não seja trocada no tempo necessário, pode haver irritação das gengivas, ocorrência de cáries secundárias, doenças periodontais, acúmulo de bactérias e, por consequência, muitos outros problemas de saúde.

Na DenteBelo, você conta com profissionais capacitados para atendê-lo em diversas especialidades odontológicas!

Não deixe para depois!  Agende agora a avaliação da sua Prótese Dentária!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *