Implante dentário: quanto tempo demora o tratamento?

O tratamento de implante dentário não se resume ao procedimento cirúrgico de colocação do pino de titânio. É um processo que depende da resposta do organismo de cada paciente. Conheça todas as etapas até o sorriso perfeito! [Continue lendo]

A perda de dentes pode ter inúmeras causas, como cáries, doenças periodontais ou traumas.

Se os dentes não forem substituídos em pouco tempo, ocorre o processo de reabsorção óssea, resultando na retração da gengiva. Quanto mais rápida for feita a reposição desses dentes, maiores as chances de sucesso.

O implante dentário é a alternativa mais eficaz e segura para a reposição de um ou mais dentes perdidos. Ele substitui a raiz do dente, servindo como base para a prótese (coroa).

Confeccionado em titânio, o implante dentário é um parafuso biocompatível e totalmente inerte ao osso, incorporado ao tecido, num processo natural chamado osseointegração.

 

Etapa 1: Avaliação

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, o paciente é submetido a exames clínicos e de imagem para avaliar a necessidade do implante dentário.

O profissional observa se há cáries e doenças periodontais. Ainda, se há necessidade de alguma restauração ou movimentação ortodôntica, ou qualquer outro problema de saúde que inviabilize o implante.

Se estiver tudo certo, o tempo entre a primeira avaliação e o agendamento da cirurgia é de poucas semanas.

 

E se eu precisar de enxerto ósseo?

Nesse caso, a duração do tratamento aumenta um pouco.

O enxerto ósseo é necessário quando não há volume ósseo suficiente para suportar o implante. Essa perda de volume pode ter sido causada por traumas, doenças e lesões na gengiva ou quando os dentes ficam ausentes por muito tempo, ocasionando a retração do osso.

O enxerto pode ser feito com o osso do próprio paciente ou com um biomaterial que possui as mesmas características.

Após a colocação do enxerto ósseo, é necessário aguardar de 6 a 12 meses antes de realizar a cirurgia de implante. Esse prazo é necessário para avaliar a resposta do organismo, se a espessura e densidade óssea já é suficiente para o implante.

 

Etapa 2: Colocação do implante dentário

A cirurgia de implante geralmente é feita em consultório odontológico, com anestesia local, em procedimento semelhante à extração de um dente.

Independente do tipo de implante (unitário, 2×3, overdenture ou completo), a colocação é feita no mesmo dia e a cirurgia dura cerca de 1 hora.

Como é afixado o implante dentário?

#ImplanteDentário é qualidade de vida. Mas afinal, como é colocado? Esse vídeo explica em vapt vupt como é feita a colocação do implante unitário! #VemPraDenteBelo (WhatsApp: 51 98435.0282)

Posted by DenteBelo Clínicas Odontológicas on Monday, July 17, 2017

 

Etapa 3: Osseointegração

Essa é a fase mais delicada do tratamento de implante dentário.

Após a instalação dos pinos, o organismo inicia o processo de cicatrização e integração do parafuso ao tecido ósseo da gengiva. Por ser de titânio, o implante é biocompatível e totalmente inerte ao osso, não havendo riscos de rejeição.

É necessário que o implante esteja bem seguro antes da colocação das próteses, para suportar a pressão exercida pela mastigação.

Na arcada inferior, a osseointegração demora cerca de 3 meses, e, na arcada superior, de 6 a 8 meses.

 

Etapa 4: Colocação da prótese

Agora que o implante dentário já está integrado ao osso, é chegada a hora de colocar a prótese. Ela é feita com base no tamanho e coloração dos dentes preexistentes, para que o resultado seja o mais natural possível.

 

No total, quanto tempo dura o tratamento de implante dentário?

Para os casos mais simples, sem necessidade de tratamentos ou correções prévias, o tratamento de implante dentário demora, em média, 8 meses até a avaliação final, após a colocação e adaptação do paciente às próteses.

Em casos mais severos, onde é necessário enxerto ósseo, por exemplo, o tratamento de implante dentário, desde a avaliação até a prótese dura cerca de 2 anos.

Apesar de demorado, os resultados obtidos com o implante dentário são muito mais do que estéticos. O tratamento restabelece a mastigação, realinha a arcada e evita problemas graves, como as disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

 

>> Agende sua avaliação para implante agora!

 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *