Quanto tempo do dia você destina para cuidar da sua boca?

Quando se fala em doenças bucais, o que vem a sua mente? Cárie? Apenas ela? Então a gente tem uma notícia para contar: na maior parte dos casos, este talvez seja o problema mais fácil de resolver. As doenças bucais se manifestam sob diferentes aspectos. [Continue lendo]

Manter a saúde da boca em dia é muito mais importante do que se possa imaginar. Isto porque más condições de higiene podem desencadear não só doenças bucais como também, em casos extremos, enfermidades cardiovasculares e diabetes.

Nas clínicas DenteBelo, nossa equipe costuma atender pacientes com as principais doenças bucais: placa bacteriana, problemas de gengiva e a tão frequente cárie e a arrepiante sensibilidade.

 

Placa bacteriana

Chama de “biofilme dental” por alguns dentistas, a placa bacteriana é uma película formada por bactérias e restos de alimentos que se acumulam na superfície da gengiva e dos dentes.

É bom prestar atenção: quanto mais açúcar consumido, maior a propensão à placa. Quando não removida, pode levar ao mau hálito, cárie e doenças da gengiva.

 

Doenças da gengiva

Em grande parte dos casos, as doenças bucais estão relacionadas umas às outras. Exemplos disto são os problemas gengivais, ocasionados também pelo acúmulo de placa bacteriana.

Inicialmente, ocorre a inflamação (gengivite), quando a gengiva passa a apresentar sangramento. Quando não tratada a tempo, a doença pode avançar para a parte interna da gengiva, atingindo o osso no qual o dente está ligado (periodontite) e culminando, tempo depois, em… atenção: perda dos dentes!

Esta é uma grande verdade: a principal causa de perda dos dentes entre adultos e idosos está relacionada a doenças bucais na gengiva. Previna-se: boa escovação e uso diário de fio dental evitam o problema.

 

Cárie

Quem nunca teve, ao menos já ouviu falar. A cárie, destruição das estruturadas calcificadas dos dentes, está entre as doenças mais comuns pelo mundo. O problema é que ela é uma vilã: silenciosa, destrói progressivamente os dentes.

E aqui há mais um caso de interligação das doenças bucais. A cárie é provocada por ácidos produzidos pelas bactérias da placa bacteriana. Daí a importância de escovar os dentes sempre, especialmente ao ingerir açúcares.

 

Sensibilidade

Basta ouvir essa palavra para muita gente tremer. A terrível sensibilidade causa arrepios, seja ao morder aquele picolé, ou ao tomar aquele café quente.

Causada pelo desgaste da superfície do dente, o motivo mais frequente é a exposição da raiz do dente por cárie ou fratura. Os dados são assustadores: estimativas apontam que cerca de 30% da população tenha este tipo de problema.

Para evitá-la, procure ingerir menos alimentos ácidos, como refrigerantes e sucos cítricos. Eles costumam causar a erosão da superfície dentária.

 

O fato é que não há mistério! Limpeza a cada 3 meses, escovação, uso diário de fio dental e flúor são os melhores aliados para se manter longe das temidas e incômodas doenças bucais. #VemPraDenteBelo!

 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *