Diferenças entre Botox e Ácido Hialurônico

Botox e Ácido Hialurônico são substâncias que podem ser utilizadas para correção dos sinais da idade, deixando o rosto mais harmônico e com aparência mais jovem. Contudo, apesar de exercerem funções diferentes, muita gente ainda os confunde. [Continue lendo]

Embora exista uma infinidade de tratamentos estéticos, os preenchimentos faciais são frequentemente associados ao Botox, o que é um grande equívoco, já que ele não possui função preenchedora.

A substância mais utilizada nesse tipo de procedimento é o Ácido Hialurônico, enquanto a toxina botulínica auxilia na prevenção e suavização das marcas de expressão.

 

 

Como o Botox age?

O Botox, nome comercial da toxina botulínica, bloqueia a liberação de neurotransmissores, que não conseguem enviar o comando de contração ao músculo e o mantém relaxado.

As contrações repetitivas ao sorrir, chorar, falar e mastigar causam as rugas dinâmicas. Em casos mais severos, podem se tornar rugas estáticas, percebidas até mesmo em repouso.

O Botox atua, então, na supressão desses movimentos, evitando que as marcas se formem. No caso das rugas já existentes, a toxina relaxa o músculo, ajudando a suavizá-las.

 

Principais indicações

  • Testa
  • “Pés de galinha” (em torno dos olhos)
  • Glabela (entre as sobrancelhas)

Resultados do botox dia pós dia!

Esta paciente DenteBelo, que autorizou o uso de sua imagem, filmou por quatro dias os resultados do botox em sua testa. É impressionante como a toxina paralisa mesmo as marcas de expressão! ?

Posted by DenteBelo Clínicas Odontológicas on Monday, November 20, 2017

 

Além dos benefícios estéticos, o Botox pode ser utilizado com finalidade funcional: em procedimentos odontológicos, auxilia no tratamento do bruxismo, sorriso gengival e disfunções da ATM.

Para outras especializações, o Botox promove melhorias nos tratamentos de hiperidrose, enxaqueca, salivação excessiva e estrabismo.

 

E o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma molécula de açúcar, presente, naturalmente, em nosso organismo, cujas reservas vão diminuindo com o envelhecimento.

Durante a metabolização, o ácido hialurônico atrai e retém água, e libera colágeno, mantendo a pele hidratada e firme. Portanto, ao perder esses benefícios, as pessoas optam pela aplicação sintética da substância.

Sua função é preencher os espaços entre as células, dando volume e contorno ao rosto, além de reduzir a flacidez causada pelo excesso de pele.

Conheça as aplicações mais comuns do Ácido Hialurônico:

  1. “Bigode chinês”
  2. Preenchimento labial
  3. Maçãs do rosto
  4. “Código de barras”

 

Semelhanças entre Botox e Ácido Hialurônico

Agora que você já entendeu as principais diferentes entre Botox e Ácido Hialurônico, conheça alguns pontos em comum entre os dois procedimentos:

Aplicação injetável

Ambos são aplicados através de injeções, com seringas e agulhas muito pequenas – similares às de insulina.

 

Sem anestesia

As aplicações não são doloridas e o paciente pode retornar imediatamente às atividades. Na grande maioria das vezes, o profissional aplica uma pomada (anestesia tópica) alguns minutos antes do procedimento, para minimizar o desconforto.

 

 

Procedimentos reversíveis

São considerados reversíveis, pois, tanto a toxina botulínica, quanto o ácido hialurônico são absorvidos pelo organismo, após algum tempo. O Botox dura de 4 a 6 meses, enquanto o AH dura cerca de 8 meses. Após esse período, o efeito retrocede e uma nova aplicação é necessária.

 

Preventivos

Além de suavizar as marcas existentes, ambos também atuam na prevenção dos sinais da idade. O Botox relaxa os músculos e evita que a pele forme dobras e rugas muito profundas, e o Ácido Hialurônico promove a uniformidade e firmeza da pele, ao atrair as moléculas de água e colágeno para a região do rosto.

 

Qual a melhor solução?

Depende. Cada procedimento trata um problema diferente e, em alguns casos, podem até ser realizados simultaneamente, já que um complementa a eficácia do outro.

O ideal é que a indicação seja dada por um profissional especializado. Com bom senso e moderação, o resultado fica natural e a autoestima agradece.

 

 

Agende sua avaliação preenchendo o formulário em nosso site ou nos chame no WhatsApp: http://bit.ly/OlaDenteBelo (51 98435 0282).

 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *