Cirurgia de implante dentário: Cuidados

A cirurgia de implante dentário é extremamente segura, quando planejado e realizado por um profissional capacitado, mas, como em qualquer cirurgia, devem ser tomados alguns cuidados pré e pós-operatórios.

Costumamos dizer que 50% da taxa de sucesso do tratamento é de responsabilidade do profissional e os outros 50% são de responsabilidade do paciente, que deve seguir à risca as orientações do implantodontista.

Para fazer a sua parte, você deve tomar alguns cuidados antes e depois da cirurgia de implante dentário. Cada caso é único e o paciente deverá seguir as orientações do seu médico, mas selecionamos algumas dicas básicas para você ir se preparando. [Continue lendo]

Cuidados pré-cirurgia de implante dentário

Dieta leve

Nos dias que antecedem a cirurgia de implante dentário, é importante que você reduza sua alimentação, para evitar que os medicamentos e alimentação pós cirurgia provoquem desconforto gastrointestinal.

Limpeza completa

Dê uma atenção ainda mais especial aos seus dentes nesses dias! Passe fio dental delicadamente, faça a escovação minuciosa e bochecho com enxaguante bucal.

Cuidados pós cirurgia de implante dentário

Posição para deitar

Deite-se devagar, com a cabeça reclinada apoiada em 1 ou 2 travesseiros e, de preferência, do lado oposto à área operada. Em caso de implante total, deite-se de barriga para cima.

Movimentos

Evite abrir muito a boca, fumar e encostar a língua ou os dedos na região do implante. Não faça exercícios físicos na primeira semana, pois o estímulo da circulação aumenta o fluxo sanguíneo e, consequentemente, as chances de hemorragia.

Limpeza

Compre uma escova dental macia nova e faça a limpeza cuidadosamente. Na região da cirurgia, utilize cotonetes para limpeza e retirada de resíduos. Não faça bochecho nos primeiros dias, mas continue usando fio dental.

Alimentação

Evite alimentos muito doces, muito salgados, crocantes e bebidas quentes. Tome muita água e consuma alimentos mais pastosos, para reduzir a pressão da mastigação na área afetada. Clique aqui para saber mais sobre os alimentos permitidos e proibidos após a cirurgia de implante dentário.

Em caso de dor

É comum sentir uma leve dor na região devido à manipulação do osso. Para amenizá-la, faça compressas frias com bolsas de água pelo lado externo da bochecha.

Caso você perceba muito sangramento ou dor muito forte, não hesite em contatar seu implantodontista.

Depois de passado o período pós-operatório, você deve proceder com a limpeza diária completa de todos os dentes, evitar alimentos muito duros ou pigmentados e realizar visitas periódicas ao seu dentista para avaliação e aperto dos implantes.

Seguindo todas as orientações, a recuperação será rápida e você se sentirá mais confiante para sorrir novamente.

 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *