Bichectomia envelhece? Pelo contrário!

Existe uma crença de que a bichectomia envelhece. No entanto, a seguir, você vai ver que isso não é verdade. Inclusive, que ela pode contribuir para tornar a aparência mais jovem! [Continue lendo]

A bichectomia é um procedimento cirúrgico, responsável por reduzir o tamanho das bochechas e definir o contorno do rosto, criando uma harmonização facial.

Algumas pessoas confundem essa informação pelo fato de que, quando envelhecemos, o organismo tende a perder tonicidade muscular, colágeno e gordura, afilando o rosto.

 

“Bochechas de buldogue”

Na infância e adolescência, o rosto costuma ter formato mais arredondado. Já na fase adulta, o contorno da face e as maçãs do rosto ficam mais salientes, moldando uma espécie de triângulo invertido – formato que caracteriza um rosto jovem e atraente.

Por volta dos os 40 anos de idade, no entanto, a gordura subcutânea que mantém a sustentação dos músculos e das maçãs do rosto começa a ceder, se depositando na base da mandíbula, como “bochechas de buldogue”, originando uma expressão triste e envelhecida.

Ao contrário da gordura subcutânea, a gordura retirada com a bichectomia não possui função de sustentação. Por isso, não tem relação com o aspecto de envelhecimento precoce.

 

 

Como é feita a bichectomia?

O nome do procedimento está relacionado às Bolas de Bichat, pequenas bolsas de gordura existentes no interior das bochechas, que dão aspecto arredondado à face. Sua função só é proficiente na infância, com o intuito de proteger as bochechas durante a sucção da amamentação.

A retirada de parte das Bolas de Bichat é chamada de bichectomia e é realizada no próprio consultório do dentista. Apesar de ser uma cirurgia, não demanda internação e o pós-operatório se assemelha a um procedimento odontológico.

O profissional especializado faz uma pequena incisão em ambos os lados da mucosa, pelo interior da boca, e retira a gordura encapsulada. Em seguida, a sutura é feita com pontos absorvíveis pelo organismo e o paciente deve ficar em repouso relativo pelos próximos 3 dias. Os resultados finais podem ser percebidos em 90 dias, quando o inchaço local minimiza.

 

 

 

Benefícios da bichectomia

  • Não altera a aparência da pele
  • Reduz os problemas de mastigação causados pelo volume das bochechas
  • Promove a harmonização e simetria facial
  • Melhora a autoestima
  • A gordura retirada não retorna, a menos que o paciente apresente um ganho considerável de peso

 

Atenção!

A bichectomia deve ser realizada somente com indicação, já que a retirada em excesso das Bolas de Bichat deixa contornos profundos nas bochechas, conferindo aspecto debilitado ao paciente.

Lembre-se! Para que o resultado seja o mais natural possível, procure um profissional capacitado e siga todas as prescrições. Que tal vir fazer uma avaliação na DenteBelo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *