Abrir objetos com os dentes: por que você NÃO deve fazer isso

Parece apenas um hábito inofensivo, mas abrir objetos com os dentes pode causar muitos prejuízos para sua saúde bucal, inclusive a perda de dentes. Entenda o que acontece e por que você deve parar de fazer isso imediatamente!

Alguns comportamentos são tão corriqueiros que às vezes nem percebemos. O problema é que muitos deles são extremamente nocivos para a saúde, mas por parecerem tão banais, acabam se tornando um hábito frequente. Um exemplo disso é o uso dos dentes para abrir objetos, como tampas de garrafas, sachês de ketchup, ou até para cortar fitas adesivas.

Um estudo divulgado recentemente pela Fundação de Saúde Oral do Reino Unido, como parte das comemorações pelo Mês Nacional do Sorriso, concluiu que 65% das pessoas usam os dentes para outras funções além da mastigação. Confira outros resultados da pesquisa:

  • 41% das pessoas admite usar os dentes para cortar fitas adesivas regularmente;
  • 26% rói unhas;
  • 22% usa os dentes para carregar coisas quando as mãos estão ocupadas;
  • 16% morde tampas de caneta e lápis;
  • 9% usa os dentes para abrir tampas de garrafa.

Não use seus dentes como abridor de garrafa!

No churrasco de domingo ou no barzinho com os amigos, é muito comum ver pessoas usando os dentes como abridor de garrafa. Pode até parecer divertido em um primeiro momento, mas essa simples brincadeira pode acabar em sangramento, fratura e até na perda total do dente.

Em 2015, o comediante e apresentador norte-americano Jimmy Fallon lascou um dente da frente ao tentar abrir um frasco de remédio.

No caso dele, felizmente, foi necessária apenas uma restauração sobre o dente afetado, mas em alguns casos é preciso recorrer ao implante dentário.

Observe a ação de um abridor de garrafa: perceba que ele gera uma alavanca para deslocar a extremidade da tampa, exercendo uma força em seu centro. Ao usar o dente, adivinhe onde essa força é aplicada? Isso mesmo, sobre a raiz do dente.

Se o indivíduo tiver “sorte”, pode apenas desgastar o esmalte ou lascar o dente, mas este movimento é suficiente para sobrecarregar as articulações da face, ou ainda, deslocar minimamente o dente e romper os vasos sanguíneos da região, iniciando um processo de necrose pulpar (ou usar esta fonte).

Por fim, o que era uma simples brincadeira transforma-se em dor e prejuízo financeiro.

Você costuma morder tampas de canetas?

Morder tampas de caneta é um hábito que muitos têm e nem percebem. Num momento de extrema concentração, uma questão difícil de resolver, nervosismo, ansiedade e não dá outra: a tampa da caneta é levada à boca.

Involuntariamente, as pessoas costumam morder sempre na mesma região, o que provoca a erosão dos dentes de forma irregular. Além disso, a pressão exercida pelo movimento de morder um objeto tão duro durante vários anos, pode causar a disfunção das articulações temporomandibulares (DTM), responsáveis pelos movimentos de abrir e fechar a boca.

Cuide dos seus dentes!

Os dentes são estruturas resistentes, com posição e formato perfeitos para exercer sua principal função: mastigar. Além disso, a anatomia dos dentes desempenha papel importante na fala, auxiliando na formação dos fonemas, na respiração e também no formato do rosto.

Mas, apesar de tantas funções, abrir garrafas e embalagens certamente não estão entre elas, combinado?

Bem, se você ainda não tinha conhecimento sobre os riscos de abrir objetos com os dentes e acabou sofrendo algum acidente, venha conversar conosco!

Entre em contato pelo WhatsApp (51) 3286-2001 ou acesse www.dentebelo.com.br/clinicas-odontologicas encontre a DenteBelo mais próxima de você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *