6 alimentos benéficos para os dentes

Por seus nutrientes e vitaminas, muitos alimentos são conhecidos por fortalecerem a imunidade, órgãos, músculos… Mas você já ouviu falar nos alimentos benéficos para os dentes? Preparamos uma lista com 6 comidinhas que, além de muito deliciosas, vão deixar seu sorriso ainda mais bonito! Venha conferir!

Para ter dentes fortes e saudáveis, é necessário manter uma boa higiene bucal, fazer visitas regulares ao dentista e… comer bem! Isso mesmo! E não estamos falando apenas em evitar os doces e os alimentos pigmentados, por exemplo. Alguns dos alimentos que ingerimos são capazes de deixar os dentes mais brancos, fortes e longe das cáries, e são ótimos aliados da escova, do creme e do fio dental.

1.  Couve

Rica em cálcio, magnésio, ferro, vitamina C e fibras, a couve é considerada um superalimento para a saúde dos dentes. Além de auxiliar na remineralização do esmalte, tem alto poder anticariogênico, proteção contra as cáries, e anti-inflamatório, importante para manter as gengivas saudáveis. Inclua outras hortaliças verde escuras na alimentação, como brócolis, espinafre e rúcula, e tenha um verdadeiro exército da saúde bucal.

2.  Morango

Delicioso, nutritivo e muito benéfico para os dentes, o morango é um alimento rico em vitamina C, que, além de auxiliar na absorção de cálcio, combate a formação de placa bacteriana e previne doenças periodontais. Outra grande maravilha dos moranguinhos, especialmente os maduros, é a presença de ácido málico, um poderoso adstringente natural que ajuda a deixar os dentes mais brancos.

3.  Chocolate amargo

Diferente do que muita gente pensa, o chocolate não é um vilão para a saúde bucal. Pelo contrário: chocolates com teores mais elevados de cacau, como o amargo e o meio-amargo, podem até contribuir para um sorriso mais saudável. Isso é porque o cacau tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que contribuem para prevenir a erosão dos dentes e a gengivite. No entanto, o chocolate branco e os recheados devem ser evitados.

4.  Salmão

Peixes como salmão, sardinha, atum e bacalhau são ricos em vitamina D, que atua na absorção de cálcio e fósforo, contribuindo para o fortalecimento dos dentes e ossos. Por suas propriedades antioxidantes, o famoso óleo de peixe, ômega 3, também traz muitos benefícios para os dentes e gengivas, deixando-os mais resistentes à inflamações.

5.  Cebola

Você sabia que a cebola e o alho são ricos em flúor? É verdade! O flúor, também presente em cremes dentais e até na água fornecida pelas companhias de abastecimento, contribui para manter a remineralização do esmalte dos dentes ativa, prevenindo o desgaste e a erosão. Além disso, estes alimentos têm propriedades antibacterianas com enxofre, capazes de destruir os micróbios responsáveis pelas placas e cáries.

6.  Maçã

Assim como os morangos, as maçãs e peras também têm ácido málico, que contribui para minimizar as manchas dos dentes. Mas não é só isso: sua acidez moderada promove o aumento do fluxo salivar e suas fibras auxiliam na limpeza dos dentes durante a mastigação, removendo os resíduos de alimentos e impedindo a formação de placas bacterianas.

 

Quanta delícia! A motivação para se alimentar bem até aumenta quando a gente percebe todos os benefícios destes alimentos para os dentes, não é?!

Mas não esqueça: mesmo com tantas vantagens, nenhum destes alimentos deve substituir a higiene bucal completa. Combinado?

Agora conta pra gente, qual desses alimentos você mais gosta? Deixe seu comentário abaixo!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *